Imagem retirada da capa da edição de agosto 1971 da Revista Quatro Rodas. Disponível em: http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/
A edição de agosto de 1971 da Revista Quatro Rodas apresentava em sua capa o possível sucessor do antológico Fusca. Conforme matéria do mesmo número a Volkswagen planejava uma remodelação de sua linha já que novas medidas de segurança em automóveis seriam adotadas nos EUA até 1976, fazendo com que o antigo veículo ficasse fora dos futuros padrões. A plataforma de motor refrigerada a ar já se mostrava defasada, forçando a mudança na tradicional e rústica mecânica da fábrica alemã.
A matéria apresenta o “sucessor do Fusca” tendo motor 1300 refrigerado com água, ficaria alojado na altura entre o eixo e o banco traseiro. O local era apontado pela própria VW como de difícil acesso para manutenção, fazendo com que tivesse uma mecânica muito confiável para evitar todo o trabalho extra de manutenção. Continuaria usando a tendência proposta pela Variant, aonde existiriam bagageiros na frente e na traseira do veículo.
O carro que estava na capa desta edição seria lançado apenas em 1980: o Gol BX. Notem como a questão de volumes é a mesma do futuro compacto, muitos podem olhar a traseira e a frente e enxergar detalhes do também futuro Passat, está certo, o desenho de sinaleiras foi usado na respectiva linha, só que toda a concepção de carro serviu de base para o Gol. E a VW acertou, já que este foi o exato substituto do velho Fusca...
Referência:
JANTKE, Manfred. O novo Fusca e os alemães para 73. Quatro Rodas, Ed. 133, ago. 1971, p. 32-39. Disponível em: http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/
Nenhum comentário:
Postar um comentário