*Depois de décadas sem
atualizações...
Perto da minha casa (em Porto Alegre) existe um
raro Puma GTB S2. Este carro era o Puma realmente esportivo, esqueçam motores
refrigerados à ar, aqui o negócio era movido pelo saudoso 6 cilindros do
Chevrolet Opala!
No início de 1971 o protótipo
surgiu e seria chamado de Puma GTO (Gran
Turismo Omologato), com esta sigla o carro tendo o apelido de Puma Opala.
Nem preciso comentar que ele já nasceu como um ícone “esportivo” para o país. A
Puma tinha longas filas de espera e muita gente ficou sem os GTB’s S1 e S2,
tendo em vista que toda a linha deles era feita, praticamente, de maneira
artesanal.
Segundo as fontes consultadas, o
Puma GTB era muito mais caro que veículos como o próprio Opala, Dodge Charger
R/T e Maverick. Ele era apenas levemente mais barato que um Landau. Sem contar
que pelo problema do número escasso de veículos saindo de fábrica, criou-se um
mercado onde um Puma GTB usado era até mais caro que um novo de fábrica.
Segundo a Revista Quatro Rodas, um Puma GTB valia quase o mesmo que 3 Passat LS
O GTB foi lançado no Salão do
Automóvel de 1972 (já com direito a encomendas), mas os primeiros modelos só
foram sair da fábrica em 1974. Em 1978 é lançada a “geração 2” (GTB S2) que é o
carro que encontrei e coloquei no post. Ele tinha bancos de couro,
arcondicionado, vidros elétricos e era equipado com o lendário motor 250-S do
Opala.
Não sei informações sobre o dono
desta pérola, já vi diversas vezes em uma oficina, mas nunca vi ninguém saindo
de dentro dele. A única pista sobre o possível dono é um adesivo da Polícia
Civil Gaúcha... Sorte de quem tem esta raridade em casa.
Referências:
Link da foto dos Passat’s: http://www.sudoestenarede.com.br/v1/wp-content/uploads/passat-01-300x183.jpg
Olá Jonas.
ResponderExcluirVocê sabe alguma informação relacionada ao GTB S2 sobre perfomance e estabilidade.
Fiquei sabendo que um Opala equipado com o 250-S andava mais que o GTB que era um carro de fibra, e que o mesmo tinha a estabilidade pior...
[Fad]