A Revista Quatro Rodas de setembro de 1971 apresenta uma matéria sobre o novo projeto da Ford para concorrer com o Chevrolet Opala. Através de uma pesquisa quase secreta dentro Clube Atlético Paulistano, a empresa disponibilizou 8 protótipos para que cerca de mil pessoas escolhidas a dedo fossem avaliar. Entre os requisitos para ser aceito, a pessoa deveria possui um Opala, TL, VW Sedan ou Corcel e não ter ligações com a imprensa ou meio industrial automotivo.
Quem participava era interrogado sobre as possibilidades de compra para um futuro automóvel e o tamanho de sua família, após, eram conduzidas em grupos pequenos para o ginásio do clube. Lá estavam exemplares de 2 e 4 portas dos seguintes automóveis: Corcel, Maverick, Opala e MH (projeto baseado no Taunus alemão). Interessante notar aqui é que a Ford utilizou um Opala 2 portas meses antes do seu lançamento, que seria em setembro do mesmo ano. Tal fato se explica porque as duas fabricantes possuíam um acordo de colaboração para pesquisas de mercado.
As pessoas podiam mexer em todos os itens dos carros (o Opala 2 portas tinha a dianteira e a traseira cobertas com capas por ainda não ter sido lançado). Os participantes respondiam a um questionário dando notas para itens que cada veículo possuía. Ao final, o Ford Maverick ganhou a votação no quesito de carro que os entrevistados comprariam. A pesquisa serviria para o lançamento do concorrente do Opala para 1973.