sábado, 17 de novembro de 2012

Charger R/T 79 (Brasileiro)

Estava eu indo normalmente para uma aula na FABICO. Quando passo por uma das ruas perto do Palácio da Polícia e encontro este raríssimo Charger R/T 79, o penúltimo modelo brasileiro do antológico muscle-car americano. Segundo Simone e Pagotto (2010) esta versão vendeu apenas 125 unidades.

O Charger desta época perdeu toda a agressividade da grade frontal e adotou a que era característica de todos os modelos Dodge Brasil da época. Ele possuía pintura em dois tons e uma desnecessária grade nos vidros do passageiro. Talvez este seja um dos detalhes que confirmou a decepção do respectivo carro. Sem contar que na época de crise do petróleo, ter um V8 era tarefa ingrata.

Por último eu aponto um detalhe curioso do modelo que fotografei. O Charger original de 79 apresentava apenas a pintura lateral que percorria toda a extensão do carro. Este além disso apresenta um friso metálico na lateral do veículo, demonstrando uma modificação pós-fábrica pelo visto. 

 


Fonte:

SIMONE, Rogério de; PAGOTTO, Fábio. Dodge: esportividade e potência. São Paulo: Alaúde, 2010.

2 comentários:

  1. Nessa época ele já não era mais interessante...
    Vide essa grade lateral horrorosa

    ResponderExcluir
  2. A história de automóveis de berço americano tem uma sutileza que parece não ser considerada. Aquela de que o próprio americano um dia começou a questionar um veículo mais vaidade que utilidade e racionalidade transportando uma só pessoa. Mas o vício do carrão é quase inexorável e parece cegar o homem sempre carente em seu substrato. Mas tudo tem seu preço. A história é que o diga...:)

    ResponderExcluir