domingo, 7 de outubro de 2012

Pick-up Opala

Eu já vi muitas vezes na internet alguns malucos que simplesmente destroem um Opala ou uma Caravan cortando a sua traseira e transformando em pick-up. No Google Imagens você encontra diversos experimentos desta ordem, sendo que o resultado final é sempre muito tosco. Exemplo:


 









Imagem retirada do blog Bizarrices Automotivas


Mas no início dos anos 70 o Opala Pick-up foi um projeto que quase saiu do papel. Segundo a revista Quatro Rodas de novembro de 1972, o Salão do Automóvel daquele ano deveria apresentar o protótipo do veículo. No respectivo evento a GM não apresentou nenhum Opala que tivesse essa vocação para cargas.

O Opala Pick-up deveria ser um utilitário de luxo (!!!). Soa estranho, mas a matéria apresenta a suposta camionete com requinte por ser projetada para carregar bagagens. A GM justificava sua aposta no projeto pelo fato de na época ainda não existir nenhum modelo de pick-up baseado em algum veículo de passeio.

Desenho do modelo
Imagem retirada da revista Quatro Rodas de novembro de 1972.

O protótipo dividiu as atenções da equipe da GM na mesma época em que era criada a “Perua Opala”. Todos sabemos que no fim a Caravan foi lançada e a pick-up nunca saiu das pistas de treino, tornando-se mais um projeto renegado ao limbo.

Um comentário: