quinta-feira, 22 de março de 2012

Puma GTB S2


*Depois de décadas sem atualizações...

Perto da minha casa (em Porto Alegre) existe um raro Puma GTB S2. Este carro era o Puma realmente esportivo, esqueçam motores refrigerados à ar, aqui o negócio era movido pelo saudoso 6 cilindros do Chevrolet Opala!

No início de 1971 o protótipo surgiu e seria chamado de Puma GTO (Gran Turismo Omologato), com esta sigla o carro tendo o apelido de Puma Opala. Nem preciso comentar que ele já nasceu como um ícone “esportivo” para o país. A Puma tinha longas filas de espera e muita gente ficou sem os GTB’s S1 e S2, tendo em vista que toda a linha deles era feita, praticamente, de maneira artesanal.

Segundo as fontes consultadas, o Puma GTB era muito mais caro que veículos como o próprio Opala, Dodge Charger R/T e Maverick. Ele era apenas levemente mais barato que um Landau. Sem contar que pelo problema do número escasso de veículos saindo de fábrica, criou-se um mercado onde um Puma GTB usado era até mais caro que um novo de fábrica.

Segundo a Revista Quatro Rodas, um Puma GTB valia quase o mesmo que 3 Passat LS

O GTB foi lançado no Salão do Automóvel de 1972 (já com direito a encomendas), mas os primeiros modelos só foram sair da fábrica em 1974. Em 1978 é lançada a “geração 2” (GTB S2) que é o carro que encontrei e coloquei no post. Ele tinha bancos de couro, arcondicionado, vidros elétricos e era equipado com o lendário motor 250-S do Opala.

Não sei informações sobre o dono desta pérola, já vi diversas vezes em uma oficina, mas nunca vi ninguém saindo de dentro dele. A única pista sobre o possível dono é um adesivo da Polícia Civil Gaúcha... Sorte de quem tem esta raridade em casa.







Referências:




Um comentário:

  1. Olá Jonas.

    Você sabe alguma informação relacionada ao GTB S2 sobre perfomance e estabilidade.

    Fiquei sabendo que um Opala equipado com o 250-S andava mais que o GTB que era um carro de fibra, e que o mesmo tinha a estabilidade pior...

    [Fad]

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