sábado, 4 de setembro de 2010

Lada Samara

Quando fui esta semana marcar minha prova prática de direção eu encontrei um carro que não tinha identificado de início. Quando cheguei perto vi que era um Lada Samara, não embrava de ter visto algum desses aqui pela cidade (Porto Alegre). Todos sabem que os automóveis da marca russa não são muito bons e dificilmente alguém mantém eles rodando. Bem, já que não conhecia o veículo eu dei uma pequena pesquisada na internet.

O Samara foi fabricado de 1984 até 2004 e na Rússia era chamado de Sputnik, no início teve a participação de engenheiros da Porsche no seu projeto. A versão que achei era hatch com motor 1.3, mas também existiam com 1.1 e 1.5 litros e quatro ou cinco portas. O carro sempre teve uma mecânica muito fraca que apresdentava problemas, eu fui no site da Lada e vi o modelo na capa, talvez ainda seja faricado por lá...



Aqui coloco duas propagandas dele que achei no Youtube:




Referência:

Lada Samara. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Lada_Samara

2 comentários:

  1. Bah vi um branco 2 portas em Cachoeirinha a uns 15 dias, caindo os pedaços e à venda, hehehe
    Realmente os Niva e Laika eram bem mais comuns. Há quem diga q os Lada não eram tão ruins, apesar de ultrapassados mecanicamente. O que fez o carro virar um 'mico' foi que a empresa saiu do Brasil, deixando os proprietários sem peças e assistência.

    Ah, e sobre o Bianco: se eu conseguir uma câmera digital eu tiro uma foto.

    ResponderExcluir
  2. Jonas,

    Eu tive um Samara desses em 2002, comprei bem baratinho em um leilão de carros tomados de financiamento, o carrinho era bem resistente, mas bastante barulhento...Comprei por $1500 pilas e revendi por $3500 quase um ano depois...A vantagem deles é que podia deixar com a chave no contato que ninguém queria levar, hahahhaah !!

    ResponderExcluir