sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Detalhes de Época: Os Sedans de 6 Lugares

Os antigos carros de passeio traziam bancos inteiriços na parte frontal do veículo, com isso possibilitava a presença de 6 tripulantes. Tudo isto era possível pois o câmbio não era no chão, mas sim na direção. Esta tedência durou até a época dos anos 80 aonde um ícone do estilo parou de ser produzido: o Ford Galaxie. Vale ressaltar que os bancos inteiriços eram fatores de riscos em acidentes laterais, já que todo o peso do assento era jogado contra as portas fazendo com que elas estouracem. Problema que não acontece em automóveis com os bancos separados.

Bancos de um Opala Comodoro:
Retirado de: http://img129.imageshack.us/img129/733/img1279ie8.jpg

Bancos de um Landau:
Retirado de: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNPZwcOUMRkGb8dl0Kjl0at4Dr34qmdcxCI4CK7dFrNHBAUGsbD7M25sVAFm0_DKz2bd4j7wElcdkabD5qIqZMkY4VQSy14h-DcgUbnk70p8Qz1bGcMdzOsj55vZJ8zSJz4AqCzZbHAZI/s400/Fotos+Landau+interior.jpg

Comercial mostrando o Opala com 6 pessoas:


Vídeo de um crash test feito com veículos da GM na década de 60. Indetifiquei alguns Impalas, notem como os carros com bancos inteiriços jogam todo o peso contra as portas e consequentemente abrindo-as.

2 comentários:

  1. Ah Opalão beberrão! kkkk. É legal mas só de ver no post mesmo rs.

    Aí, seu blog é bem legal, layout bacana contéudo legal, sem poeminha da vida rs.

    Entra no meu blog depois, humor e curiosidades, acho qeu você vai gostar;

    wwww.eueumeualterego.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho um charme carro com banco inteiriço... acho q os últimos devem ter sido os Opalas, que até a metade dos anos 80 ainda se podia encomendar nessa configuração.
    Mas confesso que não fazia idéia desse problema em relação às portas....

    ResponderExcluir