domingo, 24 de abril de 2011

Roberto Carlos e o Primeiro Charger R/T

*Post atrasado para comemorar o aniversário de 70 anos do Rei.


Roberto Carlos sempre amou automóveis. Em seu antológico filme, A 300 km por Hora, ele trouxe o recém lançado Dodge Charger R/T para tornar-se o "protagonista" da trama. Sengundo de Simone e Pagoto (2010), o astro não usou dublês nas filmagens e alcançou velocidades de cerca de 180 km/h. Ao final das gravações, o cantor e o diretor receberam dois exemplares do veículo da concessionária Ibirapuera Veículos (que servia como cenário para o longa).



O Charger era o lançamento da Chrysler para a esportividade do início dos anos 70. O modelo brasileiro tinha a óbvia inspiração do americano, mas não passava de um Dodge Dart modificado (com a adição de escapamento com saída dupla e mudança na relação de octagem para aumentar a potência).

Início do filme A 300 km por Hora:


Referência:

SIMONE, Rogério de; PAGOTTO, Fábio C. Dodge: esportividade e potência. São Paulo:Alaúde, 2010.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Detalhes de Época: Vinyl e Emblema

Tetos com tecido de vinyl era um charme especial para os antigos clássicos. Aqui temos um exemplo da "coluna c" de um Galaxie LTD 1975 com o emblema da linha e o detalhe do relevo.


Fotografia tirada por Carlos Ribeiro do blog Vivendo em Porto Alegre

terça-feira, 5 de abril de 2011

Chevrolet Impala 307

Os antigos muscle cars americanos causam tumulto entre os apreciadores de carros antigos. Tudo isto por causa da antiga composição de serem grandes, pesados, desajeitados, e portadores de barulhentos motores V8. No referido estilo encontramos diversas lendas de vários fabricantes, eu tive o prazer de conhecer de perto no último Encontro Hot Rod POA o Chevrolet Impala.

Reza a lenda que o Opala deriva seu nome do antológico muscle car Impala, mas saindo das especulações, o carro é assustadoramente agressivo (só a grade dianteira que perde para os Chargers). O que chama a atenção é a largura que ele tem combinada com uma caída da "coluna c" um pouco mais alongada, finalizando com o conjunto de piscas traseiros. O modelo fotografado possui o motor small-block 307 de 5L com 200 HP, um vulcão que impulssiona toda a carroceria. Só por curiosidade, entre o maquinário da linha no final dos anos 60 e início de 70 existia o big-block 454 de 7L com 390 HP.